Já conhecemos o arancino, tradicional bolinho de risoto italiano. Mas você sabia que no País da Bota existe um outro petisco tão famoso quando este? Isso mesmo, é o supplí que, assim como Black Princess, está cheio de histórias gostosas para contar!
Visto de fora, aranciono e supplí podem até ser parecidos – mas dizer isso para um italiano é uma grande ofensa! O arancino é um petisco siciliano, difundido do Sul para o Norte do país. Já o supplì foi criado em Roma. Ele também é um bolinho de arroz recheado, mas não necessariamente um risoto, além de ter um formato diferente (é mais arredondado).
Ninguém sabe quem criou o supplí, mas o petisco é um dos mais característicos da tradicional gastronomia romana. É encontrado por toda a cidade, e em também em outoas localidades da região do Lazio, da qual Roma é a capital. Dizem que foi inventado como uma forma de reaproveitar sobras de arroz.
Recheio diferente
No seu recheio sempre tem molho de tomate ou de carne e queijo derretido (ao contrário do arancino, que possui recheios diversificados e nem sempre leva queijo). É empanado em ovo e frito, e pode ser apreciado quentinho ou frio, e em porções ou individualmente.
Em Roma pode ser encontrado também com o nome Supplì al Telefono (telefone). Isso porque o queijo derretido no recheio, quando é repartido ao meio, forma uma linha como se fosse um fio de telefone. Como o queijo é um ingrediente essencial do petisco, ele ganhou esse nome também.
No Brasil ele já faz parte do cardápio de bares e restaurantes, especialmente os especializados em comida italiana romana. É um petisco que combina muito bem com a Black Princess, e faz ótima parceria na happy hour com os amigos. Aí sim é outra história!
Deixe seu comentário